O termo vem do latim redimere, "pagar
resgate", "redimir". "Redimir" é pagar o resgate para
libertar da escravidão. Cristo é simultaneamente o nosso redentor e o preço do
nosso resgate.
O direito hebraico incluía o "goel" -
redentor, libertador, com uma tríplice função: executar a "vingança"
(Números 35,9-29 Deuteronômio 19,1-13 Josué 20); resgatar as propriedades
familiares (Rute 2,19s; Rute 4,4; Levítico 25,8-34); ser "goel" na
lei do levirato (Deuteronômio 25,5-10 Rute 3,13 Rute 4,1-8).
Esta tríplice função do "goel"
atribuía-a o Antigo Testamento a Javé e o Novo Testamento a Cristo:
- "Vinga o sangue dos seus" (Isaías
47,3 Isaías 49,25s; Isaías 59,16-20). Também Cristo, o Juiz universal,
"vingará os seus discípulos perseguidos" (1Tessalonicenses 1,6-10
Apocalipse 6,9-11 Lucas 18,7).
- Javé resgatará o patrimônio daquele que, no
ano jubilar, não tiver nenhum "goel" (Levítico 25,10 Isaías 61,2
Isaías 53,4). Cristo inaugura o ano jubilar, ou ano da graça (Lucas 4,21).
- Deus tomará conta de Jerusalém na sua viuvez
(Isaías 54,1-8 Isaías 44,6 Isaías 49,20s; Isaías 62,4s). Cristo é também o
salvador da sua Esposa, a Igreja (Efésios 5,23-25).
"Remir" é libertar da escravidão:
- Leis sobre o resgate dos escravos (Êxodo
21,1-11 Deuteronômio 15,12-18 Levítico 19,20).
- Deus resgata o seu povo do Egito (Deuteronômio
13,6 Deuteronômio 24,17s; Isaías 19,20-22) e das garras de Babilônia (Isaías
35,8-10 Isaías 51,9-11 Jeremias 31,10-12). Base para uma teologia sobre a
libertação dos escravos.
- Cristo liberta-nos da escravidão do pecado
(Mateus 11,2-6 Lucas 1,77 Lucas 4,21 Efésios 1,7); da Lei (Gálatas 3,10-13
Gálatas 4,1-7 1Pedro 1,17-19) e do "príncipe deste mundo" (João 8,44
João 12,31 1Coríntios 2,8 2Coríntios 4,4 Efésios 2,2 Hebreus 2,14 1João 5,18
Apocalipse 12,7s).
Cristo é o preço do nosso resgate, porque nele
Deus realiza a nova aliança (Mateus 20,28 1Timóteo 2,6 João 10,17s; Romanos
5,6-8 1Pedro 2,9).