Na Bíblia não se fala da retribuição em sentido
propriamente jurídico, como se fosse uma paga adequada. Esta aparece,
sobretudo, como uma dádiva de Deus (Romanos 3,27 Romanos 8,14-17 Filipenses
2,13 1Coríntios 15,19 1Coríntios 15,50 Colossenses 1,13).
A retribuição, no início, é entendida como
castigo coletivo dos inimigos de Israel (Êxodo 23,27 Josué 24,12); depois, como
um juízo de ira sobre o povo de Deus (Números 25,3 Josué 22,20 Êxodo 32 Números
11,1 Números 14,38 Números 17,6-15). A retribuição pode ser um prêmio ou um
castigo segundo o esquema teológico pecado-castigo; conversão-perdão-recompensa
(Juízes 2,11-23 Juízes 3,7-9). As bênçãos e as maldições são disso uma prova
(Deuteronômio 28,1s; Deuteronômio 4,40 Deuteronômio 5,33 Deuteronômio 7,12-26
Deuteronômio 15,4-10 Deuteronômio 30,15-20).
O povo do Antigo Testamento,não tendo a
perspectiva de uma vida futura, interpreta tudo o que lhe acontece de bem e de
mal como um prêmio ou um castigo divinos pelo bem ou mal que fez (Juízes
2,11-15 Juízes 3,7s; Deuteronômio 28 Jó 11,14s; João 18,1-21 João 22,25s;
Provérbios 3,2s. Provérbios 10 Provérbios 23 Provérbios 26 Provérbios 4,10-22
Provérbios 8,18s; Provérbios 9,11). Concluía-se que por detrás de cada
desgraça, coletiva ou individual, havia o pecado. Contra isso se levanta a
consciência de muitos justos atribulados como o testemunha o livro de Jó e
outros textos sapienciais (Jó 3,1-26 Jó 9,14-35 Jó 10,7).
No exílio em Babilônia, perante o fato dos
justos que morrem perseguidos sem nenhuma recompensa temporal, surge a
esperança da ressurreição (Daniel 12,2s; 2Macabeus 7,9-23 2Macabeus 12,44s;
2Macabeus 14,46). Sob a influência grega, nasce a fé na imortalidade (Cântico
dos Cânticos 3,7s. Cântico dos Cânticos 3,14 Cântico dos Cânticos 4,2 Cântico
dos Cânticos 5,16 Cântico dos Cânticos 6,19 Salmo 49).
A literatura sapiencial ensina: "aquilo que
cada um semeia isso recolherá" (Provérbios 24,12 Eclesiastes 11,4
1Coríntios 9,11 Mateus 13,28s).
Jesus fala de prêmio e castigo temporais, sempre
numa perspectiva transcendente (Marcos 10,29s; Marcos 12,1-9 Lucas 13,1-5 Lucas
19,41-44 Mateus 11,20-24 Mateus 23,37s).
Cristo fala, sobretudo, de castigos e prêmios
transcendentes. Consistem em receber o Reino ou em rejeitá-lo(Mateus 20,1-15
Mateus 5,3-12 Mateus 25,1-46 Mateus 6,1-21 Mateus 7,24-27 Mateus 10,32s; Mateus
11,28-30 Mateus 19,28-30 Lucas 14,7-14 Lucas 15,11-32 Lucas 16,19-31 Lucas
17,1-10 Lucas 18,9-14 Lucas 19,13-27 Marcos 8,35 Marcos 9,41 Marcos 12,1-9).
Cada um será recompensado segundo as suas obras
(Romanos 2,6 2Coríntios 5,10 Apocalipse 20,12) no dia da vinda ( parusia) do
Senhor (1Pedro 4,13 1Pedro 5,4 Apocalipse 22,12 João 12,48).