quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

CULTO

O Novo Testamento representa um esforço de espiritualização do culto. Em vez do Templo de pedra, Cristo e os cristãos são templos de Deus (João 2,13-22 João 4,23-24 Marcos 14,58 Marcos 15,29-30 1Coríntios 6,19 Apocalipse 21,22 1Coríntios 3,16 2Coríntios 6,16.


Quanto ao culto das imagens, ver "Cristo, imagem visível do Deus invisível."Depois de Cristo é o homem, a imagem de Deus (Gênese 1,26-27 1Coríntios 11,7).



Espiritualizar o culto é centrá-lo na caridade e na verdade (Mateus 9,13 Lucas 11,41-42 Tiago 1,26-27 Romanos 12,1-13 Filipenses 2,17 Filipenses 4,18).



A princípio, os cristãos observavam o sábado, como também subiam ao Templo (Atos 2,46 Atos 3,1 Atos 5,20-25). Mas depressa se impôs o Domingo, dia da Ressurreição (Atos 20,7 1Coríntios 16,2 Marcos 16,1 Mateus 28,1 Lucas 24,1 João 20,1 Colossenses 2,16 Apocalipse 1,10). Por isso, não devemos manter as festas da Antiga Aliança (Colossenses 2,16 Colossenses 2,20 Gálatas 4,3 Gálatas 4,10).



A liturgia cristã toma elementos sinagogais: leituras, cantos e hinos (Colossenses 3,16 Efésios 5,14-19 1Timóteo 3,16 Apocalipse 4,8 Apocalipse 15,3-4). Mas a "fração do pão"toma o lugar central (Atos 20,7 Atos 20,11 1Coríntios 10,16 1Coríntios 11,20 1Coríntios 11,25).



Além da "fração do pão"ou eucaristia, aparece o batismo por imersão, proclamação da Ressurreição (Efésios 2,15 Efésios 5,26 Tito 3,5-7 Romanos 6,3-8 Romanos 8,11 1Coríntios 12,13). Ligado com a Ressurreição, está o rito da remissão dos pecados (Mateus 18,18 João 20,22-23 Lucas 24,47 Tiago 5,16).



Era também freqüente o gesto sagrado da imposição das mãos (1Timóteo 4,14 Mateus 19,15 2Timóteo 1,6 Atos 6,6 Atos 8,17s; Atos 13,3). Ver "Sábado".

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