O Novo Testamento representa um esforço de
espiritualização do culto. Em vez do Templo de pedra, Cristo e os cristãos são
templos de Deus (João 2,13-22 João 4,23-24 Marcos 14,58 Marcos 15,29-30
1Coríntios 6,19 Apocalipse 21,22 1Coríntios 3,16 2Coríntios 6,16.
Quanto ao culto das imagens, ver "Cristo,
imagem visível do Deus invisível."Depois de Cristo é o homem, a imagem de
Deus (Gênese 1,26-27 1Coríntios 11,7).
Espiritualizar o culto é centrá-lo na caridade e
na verdade (Mateus 9,13 Lucas 11,41-42 Tiago 1,26-27 Romanos 12,1-13 Filipenses
2,17 Filipenses 4,18).
A princípio, os cristãos observavam o sábado,
como também subiam ao Templo (Atos 2,46 Atos 3,1 Atos 5,20-25). Mas depressa se
impôs o Domingo, dia da Ressurreição (Atos 20,7 1Coríntios 16,2 Marcos 16,1
Mateus 28,1 Lucas 24,1 João 20,1 Colossenses 2,16 Apocalipse 1,10). Por isso,
não devemos manter as festas da Antiga Aliança (Colossenses 2,16 Colossenses
2,20 Gálatas 4,3 Gálatas 4,10).
A liturgia cristã toma elementos sinagogais:
leituras, cantos e hinos (Colossenses 3,16 Efésios 5,14-19 1Timóteo 3,16
Apocalipse 4,8 Apocalipse 15,3-4). Mas a "fração do pão"toma o lugar
central (Atos 20,7 Atos 20,11 1Coríntios 10,16 1Coríntios 11,20 1Coríntios
11,25).
Além da "fração do pão"ou eucaristia,
aparece o batismo por imersão, proclamação da Ressurreição (Efésios 2,15
Efésios 5,26 Tito 3,5-7 Romanos 6,3-8 Romanos 8,11 1Coríntios 12,13). Ligado
com a Ressurreição, está o rito da remissão dos pecados (Mateus 18,18 João
20,22-23 Lucas 24,47 Tiago 5,16).
Era também freqüente o gesto sagrado da
imposição das mãos (1Timóteo 4,14 Mateus 19,15 2Timóteo 1,6 Atos 6,6 Atos
8,17s; Atos 13,3). Ver
"Sábado".