"Pobre" na Bíblia traduz o termo grego
ptochós que, por sua vez, é a tradução de vários termos hebraicos com
conotações diferentes. Pobre pode significar alguém que é dependente, está a
serviço, perdeu a propriedade fundiária por causa da injustiça e opressão; é
também o fraco, sem peso social, o mendigo, o sem-teto, o indigente. O orante,
nos salmos de lamentação individual, apresenta-se como "pobre e
miserável", isto é, injustiçado por sua fidelidade a Deus e totalmente
dependente de Deus, a quem implora auxílio.
Em Israel a propriedade tinha um fim
eminentemente social. Por isso, a pobreza prolongada é vista como fruto da
injustiça, uma desobediência a Deus que leva à falência da sociedade. O único
proprietário da terra é Deus. Por isso o latifúndio de alguns, à custa da
miséria de outros, é intolerável.
Para combater a pobreza e a ganância, criaram-se
leis sociais humanitárias:
1. a libertação, no sétimo ano, dos israelitas
que caíram em servidão por causa de dívidas (Êxodo 21,2);
2. no sétimo ano a terra não era cultivada pelos
donos e as colheitas pertenciam aos pobres (Êxodo 23,10s);
3. proibia-se a opressão e exploração dos pobres
(Êxodo 22,22-26);
4. condenava-se a manipulação da lei em prejuízo
dos pobres (Êxodo 23,6-9).
O próprio Deus se apresenta como defensor dos
pobres e oprimidos, ele que libertou Israel da opressão do Egito (Êxodo 22,21s;
Êxodo 23,9).
Oséias profetas Amós (Amós 2,7 Amós 4,1 Amós
5,11 Amós 8,4), Isaías (Isaías 3,14s; Isaías 5,8s; Isaías 10,2) e Miquéias
(Miquéias 2,2 Miquéias 3,2-4) denunciaram a opressão dos pobres e miseráveis,
pecado que levou à ruína do reino de Judá (Ezequiel 22,29).
No Novo Testamento a mensagem de Jesus se dirige
especialmente aos pobres (Mateus 11,5 Lucas 4,18). Chama-os de
"bem-aventurados" (Mateus 5,3 Lucas 6,20), mas critica os ricos
satisfeitos com sua riqueza (Lucas 6,24-26 cf. Tiago 2,2-7). Dos ricos exige
desapego dos bens e o uso social dos mesmos (Marcos 10,17-27 cf. Lucas 19,8).
No juízo final o cristão será julgado pela maneira como tratou os pobres e
necessitados (Mateus 25,31-46 Tiago 2,13). Ver "Ano Jubilar".