O Êxodo é uma peregrinação para a Terra
Prometida, para o país da liberdade. As peregrinações a Jerusalém situam-se
neste movimento (Salmo 48 Salmo 84 Salmo 121-122 Deuteronômio 16,16s; Lucas
2,41). Também o regresso do Exílio é previsto como uma peregrinação
processional (Isaías 35,6-10 Isaías 60 Jeremias 31,12-14 Neemias 12,31-40).
A entrada dos pagãos na Igreja é descrita como
uma peregrinação-procissão (cf. Isaías 60 Mateus 2,1-12).
A procissão da Arca da Aliança (1Reis 8,1-4
Salmo 131 2Crônicas 5,2-5) renova-se com a subida de Cristo a Jerusalém (Lucas
2,22-51 Lucas 19,28-38).
Lucas apresenta o ministério de Cristo como uma
subida a Jerusalém (Lucas 9,51-53 Lucas 13,22 Lucas 13,33 Lucas 17,11 Lucas
18,31).
E a missão dos apóstolos é descrita como uma
peregrinação da Palavra, de Jerusalém a Roma (Atos 1,8 Atos 8,1 Atos 10,1-48
Atos 11,19-21 Atos 13,1-51 Atos 27,1s; Atos 28,30-31).
Também João constrói o seu Evangelho sobre as
"subidas"de Cristo a Sião (João 2,13 João 5,1 João 7,1-10 João
10,22s; João 12,12). Mas, na sua última peregrinação Cristo deixa a cidade,
caminhando para a Cruz (João 19,16s).
A meta da nossa peregrinação é a Jerusalém
celeste, onde Cristo está ressuscitado (Apocalipse 7,1-11 1Pedro 2,11s; Hebreus
11,8-16). Por isso, Cristo e o cristianismo são "caminho" (João
14,4-6 Atos 9,2 Atos 19,9 Atos 19,23 Atos 22,4 Atos 24,22).