JERUSALÉM

A teologia bíblica vê em Jerusalém uma cidade eleita por Deus (2Samuel 5-7); torna-se um novo Sinai (monte Sião) com uma nova Lei (2Reis 22 Salmo 15,1-4 Isaías 2,3 Salmo 68,16-18 Salmo 48,2-6); torna-se o centro cultual de todas as tribos (Deuteronômio 12,1-14 Deuteronômio 14,22-26).


Mas Jerusalém está longe de ser o ideal duma cidade celeste (Isaías 1,21-23 Jeremias 11,1-13 Ezequiel 16 Ezequiel 23 Lucas 19,41-47 Lucas 21,5-36 Mateus 23,37-39); Deus pensa na construção de uma nova Jerusalém (Ezequiel 40-48 Zacarias 14,1s; Isaías 2,2-5 Isaías 60 Atos 2,1-11) que é Cristo e o seu Corpo que é a Igreja (João 2,18-22 1Coríntios 3,16-17 Efésios 5,22-30 Apocalipse 21-22 Gálatas 4,22-31).



Oséias cristãos viram na queda de Jerusalém (Marcos 13 Mateus 24) a realização das convulsões cósmicas anunciadas para os tempos messiânicos. Destruída Jerusalém no ano 70, os cristãos vêem na Igreja a nova cidade de Deus (Gálatas 4,26 Hebreus 12,22 21,9-27).



Subia-se a Jerusalém em peregrinação porque era o lugar do sacrifício (Deuteronômio 12,1-13,14; 14,22-26) e da manifestação da glória de Deus (Salmo 132,13-15 Salmo 134); é também a meta da esperança escatológica; lá se reunirão todas as tribos e nações (Isaías 60 Isaías 35,6-10 Jeremias 31,12-14 Neemias 12,31-38).



Oséias evangelhos, sobretudo Lucas 9,51s, organizam a vida de Jesus como uma subida a Jerusalém (Mateus 20,17-19 Marcos 10,32-34). João escreve o seu evangelho como uma sucessão de subidas a Jerusalém, prelúdios da última e definitiva (João 2,13 João 5,1 João 7,1-10 João 10,22s; João 11,55s; João 12,12).



Entrada em Jerusalém: Oséias profetas anunciam a entronização do Rei messiânico no monte Sião (Salmo 2,6 Salmo 110,1-3 Miquéias 4,1-3 Zacarias 8,20-22 Zacarias 14,16-19).



Oséias evangelistas narram a entrada de Jesus nesta cidade como a entronização do Rei messiânico, pobre e humilde (Zacarias 9,9 Marcos 11,1-7 Lucas 19,28-35). Oséias cânticos e os ramos da multidão são os próprios da Festa dos Tabernáculos que se realizava em setembro (Neemias 8,14-18 Salmo 118). Zacarias 14,21 anuncia que não mais haverá comerciantes no Templo. Ver "Sião".

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