DESERTO

Oséias desertos na Palestina não são de areia, mas sim de montanhas calcárias, onde a vegetação não cresce mais por falta de chuva. O deserto da Judéia é uma estreita faixa situada entre a parte mais alta das montanhas e o vale do rio Jordão, e a depressão do mar Morto. O deserto do Negueb, ao sul de Judá, constitui o limite extremo-sul habitável da Terra Prometida.


A experiência da aliança com Deus no deserto do Sinai deixou profunda marca na alma israelita (Êxodo 19). Ali Israel foi provado por Deus; sentiu fome e sede, mas Deus o alimentou com maná (Êxodo 16) e o dessedentou com água tirada do rochedo (Êxodo 17,1-7). Na solidão do deserto aprendeu a seguir a Deus com fidelidade (Jeremias 2,2). Por isso, o deserto na Bíblia é tanto símbolo da provação, como da renovação espiritual (Oséias 2,16s; 1Reis 19,1-8 Ezequiel 20,34-37).



João Batista preparou-se para sua missão e começou a pregar o batismo de conversão no deserto (Mateus 3,1-3 Marcos 1,4 Lucas 1,80). Após o batismo no Jordão, Jesus retirou-se durante 40 dias para o deserto, onde foi tentado pelo demônio e preparou-se para pregar o Reino de Deus (Mateus 4,1). Ver "Negueb"e "Sinai".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem