Como Utilizar os Critérios do Adsense e Melhorar seu Rendimento


Os critérios doAdsense são uma ferramenta extremamente útil para otimização do mesmo, mas são pouco utilizadas, pois muita gente que usa o adsense não sabe como uzá-la.


E o que são os Critérios do Adsense??


  
são canais de seguimento, que permitem visualizar relatórios detalhados sobre o desempenho das suas páginas e seus anúncios. Os Critérios permitem que você acompanhe várias estatísticas sobre os seus sites – incluíndo quais são as páginas ou sites mais rentáveis, e que formatos/cores de anúncios convertem melhor.

Você pode, por exemplo, comparar o desempenho dos anúncios em formato de cabeçalho com o desempenho daqueles em formato torre, ou comparar suas páginas de carros com suas páginas de signos.

Cada grupo de páginas pode ser atribuído a um Critério específico, e os resultados podem ser comparados nos seus relatórios. Você também pode atribuir um critério diferente a cada um dos seus domínios para identificar a origem dos seus clicks.

Tipos de critérios do Adsense:


São dois os Critérios de URL e Critérios Personalizados.

Critérios Personalizados

O Critério Personalizado permite que você escolha um nome qualquer para dar a seu bloco de anúncios. Depois de criar o critério, você deverá insertar o código identificador de critérios nos anúncios que deseje identificar com esse critério.

Critérios de URL

Os Critérios de URL acompanham o desempenho dos anúncios baseado em suas URLs. Você pode criar um Critério para cada domínio, subdomínio ou diretório que você queira monitorear. Todos os anúncios dentro dessa URL serão automáticamente monitoreados através desse Critério.

Você dispõe de até 200 Critérios destinados às páginas com AdSense para conteúdo, e mais 200 Critérios para o uso com o AdSense para pesquisas. Em ambos casos, esses 200 Critérios podem ser dividos entre Critérios de URL e Critérios Personalizados em qualquer porcentagem que você decida.


Especificando Critérios Múltiplos

Originalmente, havia um limite de um Critério Personalizado por anúncio ou bloco de links. Hoje, podemos assinar até 5 Critérios por cada unidade.

Especificar um Critério é muito fácil. Se um anúncio ou bloco de links já tem um Critério Personalizado associado à ele, você verá, no código do anúncio, uma linha semelhante à esta:

google_ad_channel = “4442062868″;

O valor de 10 dígitos que você vê é um exemplo do código interno que o Google assina aos critérios. Se você especifica mais de um Critério, o código aparece assim:

google_ad_channel = “4442062868+3717851170+4320910808″;

Cada Critério é separado dos outros pelo símbolo “+”.

Se você está criando novos anúncios, especificar Critérios Múltiplos é bem fácil: após escolher as cores e o formato de cada anúncio, você já pode criar Critérios novos, ou ecolher critérios já existentes.

Se você deseja assinar novos Critérios à anúncios já existentes, você deverá ir até a Configuração do Adsense (dentro de sua conta do Adsense), criar o Critério desejado, e atualizar o código do anúncio desejado.


Como Utilizar Critérios Múltiplos

Critérios múltiplos são úteis para reunir informação detalhada sobre o desempenho de seus anúncios; eles podem informar qual é a posição, o formato, a combinação de cores e as páginas mais clicadas.

Existem muitas formas de utilizá-los; os Critérios básicos seriam:

- Um Critério Personalizado para cada Formato de Bloco (Anúncios ou Links)

Por exemplo, aqui no Blogando eu uso um Cabeçalho de 728 x 90, dois Retângulos grandes de 336×280, e um humilde bloco de links na Sidebar. Os respectivos Critérios Personalizados assinados são:
Cabeçalho: A728x90

Retângulos: A336x280

Bloco de links: L160x90

Como você pode ver, os nomes são simples: A ou L segundo sejam anúncios ou links, e o tamanho do bloco. Este tipo de critério informa qual é o desempenho de um determinado formato de anúncio, em todo seu site ou sites.

- Um Critério Personalizado para cada Posição de Anúncio

Se você usa o Mapa de Pontos Quentes do Adsense, poderia utilizá-lo como guia para definir seus Critérios: Header (cabeçalho), Footer (pé de página ou rodapé), sidebar (barra lateral) esquerda e direita, e Main (conteúdo principal; no caso do blog, os posts).

Se você usa um layout de duas colunas, a divisão poderia ser: Header, Footer, Sidebar, Main-direito e Main-esquerdo. O importante é adaptar os Critérios ao seu site. No meu caso, os Critérios seriam:
Cabeçalho: BD Header

Retângulos: BD Post

Bloco de links: BD Sidebar

Estes Critérios informam quais são os melhores posicionamentos dos anúncios (aqueles que atraem mais clicks) em seu site.


- Um Critério de URL para cada Blog/site

Os Critérios de URL permitem que você analize cada site por separado, e saiba qual é o redimento de cada um.

-Um Critério Personalizado para cada Combinação de Formato/Cores/Posição/Site

Agora, você pode criar outros Critérios para analizar diferentes combinações de seus anúncios; isso permitirá que você experimente e compare os resultados, até descobrir quais combinações rendem mais.

O importante é que o nome do Critério seja fácilmente compreendido por você. Não adianta ter 200 Critérios assinados, se você não faz idéia de quê eles estão falando.

Essa é uma estratégia básica: reunir a maior quantidade possível de informação detalhada sobre seus anúncios, tanto em todos os seus sites quanto específicamente em cada um deles. Isso permite que você descubra que estratégias funcionam para você, em quais sites, e quais estratégias não funcionam. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem