sábado, 1 de fevereiro de 2014

ASCENSÃO


Tradições bíblicas populares falam da ascensão de personagens que voltariam no fim dos tempos (Gênese 5,21-24 2Reis 2,11-13 Jud 1,14). Ressurreição e Ascensão de Jesus são um e o mesmo mistério (Lucas 24,1 Lucas 24,13 Lucas 24,50-53 João 20,17-23 Romanos 8,34). Somente Atos 1,1-11 fala de um intervalo de 40 dias entre a Ressurreição e Ascensão. O binômio descida-subida ilumina o sentido da ascensão (Atos 2,29-36 Filipenses 2,6-11 Efésios 4,10 1Pedro 3,19-22 Romanos 10,5-7); João concentra estes dois aspectos na palavra exaltar (João 3,12-15 João 8,27-29 João 12,31-34). Afirma a divindade de Cristo e tem uma dimensão escatológica (Lucas 24,26 Atos 1,9-11 Efésios 1,20 Hebreus 9,24 1Pedro 3,22 cf. Mateus 24,30-31). É garantia da nossa salvação (João 14,2s; Romanos 8,17 Romanos 8,34 Efésios 2,5s; 1Pedro 1,3-4). t;, porque nela estavam guardadas as tábuas da Lei, base da aliança de Deus com Israel. A arca foi colocada no recinto do Santo dos Santos do templo de Jerusalém (2Reis 8,1-9). Perdeu-se com a destruição de Jerusalém em 587 a.C.(2Reis 25,1-21). Sobre o destino da arca da aliança veja a lenda em 2Macabeus 2,4-8 (nota). Ver "Imagem". viu o Ressuscitado, dele recebeu o Evangelho e a investidura no apostolado. Por isso, ele se considera apóstolo de Cristo (1Coríntios 1,1 1Coríntios 1,1 Gálatas 1,1 Efésios 1,1) distinguindo-se dos apóstolos (enviados) das igrejas (Filipenses 2,25 Filipenses 4,3 2Coríntios 8,23 Romanos 16,7), ainda que não pertença aos Doze e não seja testemunha da ressurreição (1Coríntios 12,28 1Coríntios 15,7-11 Gálatas 1,15s).



Pedro aparece como o primeiro dos apóstolos (Lucas 6,14 Lucas 12,41 Lucas 8,45 Lucas 9,32-33. Ele é a "rocha" e o portador das chaves da casa de Deus (Mateus 16,17-18 João 1,41-42); é a primeira testemunha da ressurreição (Atos 1,15-20).

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