Ou "homem da iniqüidade"
(2Tessalonicenses 2,1-11), é tudo o que se opõe a Cristo, ao Messias. É um
personagem que se dedica totalmente ao mal (cf. 1João 2,18 2João 1,7) e que se
atribui honras divinas. Em Mateus e Marcos parece ser um personagem coletivo
(Mateus 24,23s; Marcos 13,14-20). É a encarnação das forças políticas e
religiosas que se opõem ao reino de Deus inaugurado por Cristo (Apocalipse
13,1-18). Cristo, iniciando o combate escatológico contra o mal, já se
encontrou com o anticristo, "o príncipe deste mundo" (João 12,31-32
João 14,30 João 16,11), a quem aniquilará no fim dos tempos (2Tessalonicenses
2,8 2Tessalonicenses 1,7-10). Ver "Parusia".
A crença nos anjos se desenvolveu muito após o
exílio. Por isso, o Novo Testamento insiste na superioridade da mediação de
Cristo sobre a dos anjos (Hebreus 1,4-6 Hebreus 2,5-16 Efésios 1,20-23
Colossenses 1,15-20).
s cristãs os anciãos governavam
as igrejas locais (Atos 11,30 Atos 14,23 cf. 1Pedro 5,1 e nota).